Uncreated at FISL 16

fisl16

De 8 a 11 de julho de 2015, no Centro de Eventos, da PUC, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil acontece o 16° Fórum Internacional Software Livre – FISL.

Nós do Uncreated estaremos participando do evento e compartilhando conhecimento em  duas ocasiões:

FreeCAD – uma plataforma de design hackeável

dia 11 às 11h na sala 41A (60 minutos)
FreeCAD é uma aplicação de modelagem 3D genérica, aberta e multiplataforma, feita para o design de produtos, ou seja, objetos que vão existir no mundo real. O projeto está agora ganhando muito foco, principalmente graças ao surgimento e espalhamento rápido da impressão 3D caseira, e da sua grande abertura ao hacking. FreeCAD pode ser descrito como uma grande “colagem” de vários outros projetos de software livre, tal como OpenCasCade (o nosso kernel geométrico), Coin3D (uma implementation do OpenInventor, que gerencia a vista 3D), Qt e python. Mas pode também, mais adequadamente, ser chamado de “Python beast”. Com um pouco de conhecimento da linguagem Python, o usuário ganha os poderes de um deus. Apesar dele ser programado principalmente em C++, o Python está em todo lugar no FreeCAD: Funciona como uma “cola” entre a base da aplicação, que faz todas as operações geométricas pesadas, e a interface gráfica. Isso oferece inúmeras possibilidades apetitosas, como a separação do FreeCAD entre sua interface e a base, que pode funcionar como servidor, e a possibilidade de gravar, modificar, ou interagir com o fluxo de Python que corre entre as partes, e muito mais. Todos os projetos livres usados no FreeCAD também tem suas próprias conexões com Python, todas acessíveis de dentro do FreeCAD, todas conectadas com a aplicação e podendo atuar no seu conteúdo, interface e vistas 3D. O código Python está também constantemente exposto ao usuário, o que torna a aplicação extremamente pedagógica. É quase impossível usar o FreeCAD e não aprender sem querer um pouco de Python. Muitos já tentaram. Isso ajudou a formar uma comunidade muito avançada tecnicamente em volta do FreeCAD, onde as diferenças entre desenvolvedor e usuário se apagaram. Esta palestra tentará mostrar um pouco da incrível experiência “socio-técnica” que temos construindo essa ferramenta feita para construir.

Página do FreeCAD: http://free-cad-sf.net**********

O dia-a-dia de um estúdio de arquitetura livre

Maíra Zasso 

Yorik van Havre
dia 11 às 16h na sala 41A (60 minutos)
Conheça o Uncreated.net, um estúdio coletivo de arquitetura e design, com custo zero, gasto de recursos zero, e que funciona como um grupo autônomo (sem empresa), desde 2006 usando e desenvolvendo software livre. O coletivo é um usuário voraz de software livre: Na sua gestão, na web, e em toda a cadeira de aplicativos necessária para o desenvolvimento de projetos de arquitetura. Isso inclui por exemplo Debian, Ubuntu, WordPress, ProjectPier, Blender, Gimp, FreeCAD, Inkscape, Libre Office, ownCloud e muitos outros. Para adaptar o processo habitual usado por arquitetos, geralmente dependentes de software proprietário caríssimo, ao software livre, foi necessária muita disposição, e desenvolver o que não existia. Isso gerou também novas ideias, novas pistas e novas maneiras de solucionar problemas. Esse caminho pelo software livre, pela recusa de soluções empacotadas, comerciais, e em muitos casos tóxicas e desenhadas para provocar dependência, encontrou uma ressonância direta com a própria arquitetura desenvolvida pelo coletivo. Também passamos a promover uma arquitetura livre, colaborativa, que fuja da dependência de produtos industriais. O uso do software livre também permite um custo de funcionamento extremamente baixo, o que simplifica toda a parte administrativa, ao ponto de funcionar sem empresa (todos os membros são autônomos). Esta palesta se organiza como uma conversa animada e divertida sobre os diversos temas e desafios que encontramos na nossa jornada e como o software livre nos ajuda a sobreviver competindo no mundo corporativo.
Para saber mais sobre o FISL visite: http://softwarelivre.org/fisl16 

Leave a Reply